sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Fique por Dentro

MEC: Planejamento autoriza concurso para 540 vagas de professor e técnico-administrativo

O Ministério do Planejamento autorizou na última sexta, 16, o Ministério da Educação a realizar concurso para 540 vagas para as instituições federais de ensino superior. Deste total, 273 são para professores, 115 para técnico-administrativos de classe E e 152 para técnico-administrativos de classe D.

O MEC ainda irá definir o quantitativo de vagas que será destinado para cada instituição federal, que ficará responsável pela distribuição de cargos/especialidades e áreas. Após isso, os editais deverão ser liberados no prazo máximo de seis meses.

Mais informações na Folha Dirigida Online.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tecnologia da informação: Indispensável para a educação.

Concordo com o autor Fernando Almeida quando diz que a tecnologia da informação auxilia os alunos nos estudos permitindo que os mesmos estudem em seu próprio ritmo. Mas para que todos os alunos alcancem este benefício é necessário que o governo continue implantando projetos de se obter informática em todas as escolas e que haja um investimento e apoio dos professores e da escola em geral.

Diversão

Será que você é mais esperto que uma criança de 10 anos?
http://wixawin.funclub-brasil.com/pages/Default.aspx?lan=BR&tid=5&affiliateid=afunz

COMENTÁRIOS SOBRE O TEXTO "RECRIANDO A TV NA SALA DE AULA"

Ao longo do texto pude conconrdar com o aultor em relação a sua idéia de trabalho com as crianças projetos de comunicação e retirar de TV e revistas algumas ideias de estudos. Porém esta ideia não é fácio de se trabalhar no Brasil, onde a TV não apresenta programas infantis educativos e nem sempre é de fácil acesso a todos os brasileiros.

O tamanho do infinito

Descubra fatos e propriedades surpreendentes sobre os conjuntos que não têm fim!

1,2,3... Estes são os números naturais, nesta ordem. Cada um dos naturais tem um único sucessor, obtido quando a ele somamos o 1. Os naturais podem ser pensados como símbolos que representam certas quantidades. Foram e serão sempre necessários para se contar objetos.

Contar um conjunto de objetos é associar a cada um deles um número natural, começando do 1 e indo na seqüência crescente. Isso significa que estamos pondo em cada objeto uma etiqueta identificadora. Ou então podemos pensar que estamos vestindo os objetos com camisetas numeradas, uma para cada objeto diferente. Quando acabamos de fazer isso, ou seja, quando acabamos de contar, o número na camiseta do último objeto é a quantidade de elementos -- ou de objetos -- do conjunto.

O maior de todos os números, para uma criança, pode ser 100, 1000 ou 10.000.000.000.000. Mas, se nos perguntarmos seriamente sobre o maior número natural, não será difícil perceber que ele não existe. Imaginemos que de fato ele exista e que tenha um nome. Vamos chamá-lo de "longínquo". Ora, se cada número é sempre seguido por um sucessor, depois do "longínquo" virá "longínquo" + 1, que irá roubar de "longínquo" a qualidade de último e maior de todos os números.

Assim, os números naturais são um exemplo de um conjunto infinito, ou seja, que não tem fim, não acaba nunca. O símbolo do infinito (um "oito deitado") representa esta idéia de algo a que nunca se chega.

Experimente perguntar a seus amigos o que é infinito e peça exemplos de conjuntos infinitos. Você vai ouvir que são infinitos os grãos de areia na praia, ou o número de gotas no oceano, ou de estrelas no céu. Analisando esses exemplos, podemos entender melhor o que é infinito.

Serão infinitos os grãos de areia da praia de Copacabana? Não sei. Vamos contar. Para isso, temos que ir à praia munidos de uma caixinha de fósforos vazia. Depois, temos que olhar bem a paisagem, calculando aproximadamente as muitas medidas do lugar. O comprimento da orla é de cerca de 5 quilômetros e a extensão da faixa de areia é de mais ou menos 50 metros. Vamos dizer também que a profundidade da camada de areia seja de 100 metros.

Acabado o passeio, voltamos para casa, sem esquecer de encher a caixa de fósforos com areia da praia. Mas faça isso sem apertar os grãos. Limpamos uma mesa bem grande e jogamos sobre ela o conteúdo da caixa de fósforos, espalhando o melhor possível os grãos. A idéia é a de que, sobre a mesa, fique uma camada de areia com uma área calculável e a espessura de apenas um grão.

Depois de estimar a área da camada espalhada, separamos um quadrado de 1 centímetro de lado e contamos, nele, todos os grãos de areia, com a ajuda de uma lupa e um estilete. Isso vai dar um trabalhão, mas depois fica mais fácil. Basta multiplicar a quantidade de areia contada pela área da camada de areia e, depois, pelo volume estimado da praia de Copacabana, mantendo a coerência entre as unidades métricas. Se contarmos 10 milhões de grãos na caixa de fósforos, que deve ter um volume de 10 cm3, obteremos um total de: 25000000000000000000.

Ou seja, chegamos à ordem de grandeza de 1020 grãos de areia. Pronto. Este é um número finito, que pode até ser escrito num pequeno pedaço de papel.O artigo acima foi originalmente publicado em Ciência Hoje na Escola volume 8 - Matemática.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Diversão

1) Um frasco com dois litros de iogurte contém suco de fruta, leite e mel. A quantidade de leite é o dobro da quantidade de suco de fruta, e a quantidade de mel é a nona parte da quantidade dos outros dois líquidos juntos. Qual é a quantidade de suco de fruta que esse frasco de iogurte contém?

2) A Suzi reparou que tem menos R$10,00 que o dobro do dinheiro do seu namorado. Verificou também que tem R$30,00 a mais que o namorado. Sendo x o dinheiro do namorado e y o dinheiro da Suzy, qual o sistema de equações que lhe corresponde?

Desafio da Matemática

Faça sua história na matemática!!!

Será que você poderia descobrir o mais desejado feito de toda a matemática: um novo número primo de Mersenne.A Electronic Frontier Foundation está oferecendo $100.000,00 para a primeira pessoa ou grupo, que descobrir o décimo milionésimo dígito de um número primo! Você pode encontrar mais informações em www.mersenne.org

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Funções do 2° Grau

Confira neste link algumas noções da Função do 2° Grau:
http://www.slideshare.net/andrezzamattos/apresentacao-funcao-2-grau
ou
http://www.2shared.com/file/8400328/bd3d67bf/Apresentacao_Funcao_2_Grau.html

Semana da Matemática

A inserção da Matemática nos diversos campos do conhecimento científico e a aplicação da disciplina no ensino serão assuntos abordados na Universidade Estadual de Feira de Santana durante o VI Seminário de Matemática, previsto para 20 e 21 de fevereiro. O Seminário, que tem como tema "Novas Tendências para o Ensino-aprendizagem", é aberto a toda comunidade.

O evento, promovido pelos formandos do curso de Licenciatura em Matemática, servirá para discussões, reflexões e troca de experiências. Os organizadores pretendem firmar intercâmbios entre as várias áreas do conhecimento, valorizando o papel fundamental da educação no processo formativo da cidadania.

http://agenda.universia.com.br/uefs/2006/02/10/seminario-sobre-a-matematica-no-ensino