Resumo: Este texto procura colocar em discussão alguns elementos do complexo processo de Educação
de Jovens e Adultos em Pelotas a partir da minha experiência em EJA como educadora e supervisora.
Parte dos limites e contingências presenciadas e discutidas neste processo de acompanhamento das
turmas e da organização de uma atividade prática junto às turmas de educação continuada do projeto
para jovens e adultos, guiado metodologicamente pelas indicações da investigação-ação colaborativa.
Comento dados que esclarecem o funcionamento do projeto de EJA na SME Pelotas (2001-2004), a
organização curricular, processo de formação de educadores, os planejamentos e avaliações e a crítica
desses processos. Pretendo, na apresentação do trabalho e no decorrer do texto, trazer para discussão a
ação nossa, dos professores e supervisores de EJA, procurando ver como estamos nos saindo, se
conseguimos atender às expectativas desses jovens e adultos, se, ao frustrarmos as expectativas iniciais,
conseguimos desenvolver motivação histórico-social capaz de envolver os alunos jovens e adultos como
sujeitos de sua própria aprendizagem, etc. Penso que o desafio não é só repassar conteúdos, mas
contextualizá-los, relacioná-los com a historicidade dos sujeitos envolvidos. A escola, necessita dar conta
do cotidiano desses jovem e adultos. O trabalho árduo e complicado é ajudar alguns professores a
despertarem para essa proposta do projeto. Exige o compromisso profissional e social com esse sujeito
excluído do mundo escolar, da “instituição do saber”. Na exposição de planejamento por escola,
percebemos que cada professor estava enfocando e desenvolvendo os conteúdos da sua disciplina, sem
interdisciplinaridade. Alguns professores novos no projeto, sem entender como trabalhar os conteúdos
por dentro do eixo temático. Discutiu-se ainda sobre o objetivo da matemática e a gramática
descontextualizada. Fomos, então, questionando a necessidade dos alunos, buscando o levantamento
feito pelos professores nas planilhas e discussão na sala de aula.
http://www.ufpel.edu.br/
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